• NOS LIGAMOSPARA VOCÊ
  • ATENDIMENTOONLINE
  • ATENDIMENTO0800 6017778
  • Segunda a Sexta das 8:15 até 18h

BLOG

Marpa
Artigo: Brandless, um novo conceito 13.03.2018

Algumas inovações que surgem no mercado não necessariamente têm a ver com tecnologia ou melhorias, muitas delas são apenas novos conceitos que envolvem as próprias mercadorias. O caso de um supermercado virtual americano tem chamado atenção por sua inovação. O negócio se chama Brandless, que em português significa “sem marca”.

Em uma época onde a marca é imprescindível para o desenvolvimento de uma empresa, este comércio eletrônico tem inovado e lucrado muito com o diferente. No site é possível comprar de tudo, desde alimentos a produtos de higiene e beleza, porém, nenhum dos itens à venda possui qualquer logo no rótulo, tornando-o mais barato.

Em tempos de crise essa ação seria uma inovação e tanto no Brasil, mesmo o nosso país não investindo em novidades. Contudo, a própria marca Brandless é uma patente registrada. O sucesso dos produtos se dá justamente na afirmação de que não é uma marca tradicional.

Mas não é uma plataforma única, no Japão, uma empresa chamada Muji tem uma linha de vendas parecida com a Brandless. O que nos faz pensar, como as empresas lucram tanto com essas mercadorias?

O produto oferecido não se modifica, não é inovador, não é diferente, porém passa a apresentar uma falsa ideia de que não possui marca alguma, mesmo possuindo. Isto é interessante, uma estratégia de marketing ousada, que apresenta o tradicional, mas ao mesmo tempo oferece um contraponto.

Mas nós, consumidores, não nos enganemos, até mesmo por trás de uma marca “sem marca” existe uma empresa lucrando. O Brasil, segundo pesquisas midiáticas, é um dos cinco países mais consumistas do mundo. Será que a nossa economia deixaria uma inovação tão barata e usual competir no nosso mercado?

Presidente do Grupo Marpa - Marcas, Patentes & Gestão Tributária

 

Leia mais...
Grupo Marpa permanece como marca dominante em sua área de atuação no Marcas de Quem Decide 06.03.2018

A pesquisa Qualidata/JC, divulgada nesta terça-feira (6), apontou o Grupo Marpa  - Marcas, Patentes e Gestão Tributária novamente como a mais lembrada e preferida em seu segmento. No quesito lembrança, o grupo permanece como marca dominante, citado por 30% dos entrevistados na avaliação.

O Grupo Marpa registrou 18,9% em lembrança na avaliação técnica, se mostrando presente no mercado. Já na avaliação de preferência, a empresa ficou com 13,8%, seis vezes mais em relação ao segundo colocado no ranking do Marcas de Quem Decide.

“Nós do Grupo Marpa temos muito orgulho de ocupar um lugar tão significativo nesta pesquisa. Nosso diferencial é estar sempre perto dos clientes e o principal objetivo é a excelência dos nossos serviços”, afirma o presidente Valdomiro Soares.

 Sobre o Qualidata

A pesquisa avalia os índices de lembrança e preferência de marcas em mais de 100 setores da economia no Rio Grande do Sul, sendo realizada junto a gestores empresariais e profissionais liberais, nos principais municípios gaúchos.

Desde 1999, o estudo é realizado pela Qualidata Pesquisas e Conhecimento Estratégico e publicado em parceria com o Jornal do Comércio.

Leia mais...
Marcas e patentes 01.03.2018

O que é       

Marca, segundo a lei brasileira, é todo sinal distintivo, visualmente perceptível, que identifica e distingue produtos e serviços, bem como certifica a conformidade dos mesmos com determinadas normas ou especificações técnicas. A marca registrada garante ao seu proprietário o direito de uso exclusivo no território nacional em seu ramo de atividade econômica. Ao mesmo tempo, sua percepção pelo consumidor pode resultar em agregação de valor aos produtos ou serviços.

Patente é um título de propriedade temporária sobre uma invenção ou modelo de utilidade, outorgado pelo Estado aos inventores ou autores ou outras pessoas físicas ou jurídicas detentoras de direitos sobre a criação. Em contrapartida, o inventor se obriga a revelar detalhadamente todo o conteúdo técnico da matéria protegida pela patente.

Os direitos adquiridos por meio do registro de marcas e patentes são diferenciais competitivos, especialmente para micro e pequenas empresas e empreendedores individuais, que podem se associar a outras empresas para gerar parcerias e novas soluções técnicas que ajudam a ampliar sua participação no mercado.

Fonte: Sebrae

Leia mais...
Incubadora de Florianópolis é eleita a quinta melhor do mundo 01.03.2018

Gerido pela Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE), o MIDITEC, de Florianópolis (SC), foi eleito a quinta melhor incubadora de negócios do mundo, na categoria Colaboração com Universidade.

O MIDITEC foi um dos vencedores do World’s Top University-linked Business Incubators & Accelerators 17/18, prêmio promovido pela empresa de pesquisa UBI Global e anunciado na semana passada durante a World Incubation Summit 2018, em Toronto, no Canadá.

De acordo com informações do Sebrae de Santa Catarina, que apoia o MIDITEC, a incubadora já graduou 99 empresas e atualmente apoia 17. Cerca de 13% das startups da capital catarinense passaram pelo MIDITEC.

Fonte: INPI

Leia mais...
Grupo Marpa participa de mais de 50 feiras em março 27.02.2018

O Grupo Marpa – Marcas, Patentes e Gestão Tributária continua sua busca de novos clientes e parceiros. No mês de março, Porto Alegre, Blumenau, Curitiba, Mogi-Guaçu, São Paulo e outras cidades das regiões Sul e Sudeste receberão representantes do Grupo.

Valdomiro Soares, presidente do Grupo Marpa, salienta que as feiras são uma ótima oportunidade para impulsionar os negócios e conhecer novos clientes. “Percorreremos mais de 50 eventos para dar o auxílio necessário a clientes em potencial, além disso, a grande rotatividade das feiras nos possibilita conhecer novos parceiros”, afirma Soares.

Confira a agenda deste mês

Rio Grande do Sul

Encontro Comercial Porto Alegre - Braztoa & Ugart- 02 e 03 de março  -Barra Shopping Sul - Porto Alegre/RS

Expodireto Cotrijal - 05 a 09 de março - Parque da Expodireto Cotrijal -Não-Me-Toque/RS

FIMEC - Feira Internacional de Couros, Químicos, Componentes e Acessórios para Calçados, Máquinas e Equipamentos para Calçados e Curtumes - 06 a 08 de Março - Fenac - Centro de Eventos e Negócios - Novo Hamburgo/RS

EXPOPEDRAS 2018 - Exposição Internacional da Pedra Ametista - 06 a 08 de Março - Fenac - Centro de Eventos e Negócios - Novo Hamburgo/RS

EXPOPEDRAS 2018 - Exposição Internacional da Pedra Ametista - 08 a 11 de março - Ametista do Sul/RS

CASA BRASIL - Design e Negócios - 12 a 15 de março - Parque de Eventos de Bento Gonçalves (Fundaparque) - Bento Gonçalves/RS

Movelsul Brasil 2018 - 12 a 15 de março - Parque de Eventos de Bento Gonçalves (Fundaparque) - Bento Gonçalves/RS

Expoagro Afubra - 20 a 22 de março - Parque de Exposições de Rio Pardo - Rio Pardo/RS

Ajorsul Business - 22 a 24 de março - Dall’Onder Grande Hotel - Bento Gonçalves/RS

Santa Catarina

Feira Brasileira da Cerveja - 07 a 09 de março - Parque de Exposições Vila Germânica - Blumenau /SC

Festival Brasileiro da Cerveja - 07 a 10 de março - Parque de Exposições Vila Germânica - Blumenau /SC

Expo ClicNoivos - 14 a 17 de março de 2018 - Centrosul - Centro de Convenções de Florianópolis - Florianópolis/SC

Jornada Sul Brasileira de Dermatologia - 22 a 24 de março - Centrosul - Centro de Convenções de Florianópolis - Florianópolis/SC

COTB 2018 - Computer on the Beach - 22 a 24 de março - Florianópolis - Florianópolis/SC

EletroMetalMecânica - Feira de tecnologias para Indústria EletroMetalMecanica - 06 a 09 de março - Parque de Exposições Tancredo de Almeida Neves (Parque da Efapi) - Chapecó/SC

Paraná

EXPO UMUARAMA - Exposição - 08 a 18 de março - Parque de Exposições Dário Pimenta Nóbrega - Umuarama/PR

EXPOBEL - Exposição, Feira - 09 a 18 de março - Parque de Exposições Jaime Canet Junior - Francisco Beltrão/PR

EXPO BEBÊ & GESTANTE - 13 a 18 de março - Marumby Expo Center -Curitiba/PR

Salão Paranaense de Turismo - 15 a 17 de março - Expo Unimed Curitiba - Curitiba/PR

EFAPI - Exposição Feira Agropecuária e Industrial de Santo Antônio da Platina - data não confirmada - Parque de Exposições Dr. Alício Dias dos Reis -Santo Antônio da Platina/PR

EXPOPARANAVAÍ - Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial - 02 a 11 de março - Parque de Exposições Presidente Arthur da Costa e Silva -Paranavaí/PR

 

São Paulo

IMAP 2018 - International Meeting on Aesthetic Phebology - 02 a 04 de março de 2018 - Hotel Grand Hyatt São Paulo - São Paulo/SP

ÍNTIMIexpo - Feira de Negócios do Mercado Íntimo e Sensual - 02 a 04 de março - Centro de Eventos Pro Magno - São Paulo/SP

ABRIN - Feira Brasileira de Brinquedos -  05 a 08 de março - São Paulo /SP

ILUME EXPO - Exposição e Fórum de Gestão da Iluminação Pública - 05 e 06 de março de 2018 - São Paulo/SP

Fashionroom Verão - 05 a 23 de março - Fashionroom São Paulo - São Paulo/SP

ISC Brasil - Feira e Conferência Internacional de Segurança - 06 a 08 de março - Expo Center Norte - São Paulo/SP

Expo Bomboniere - 06 a 08 de março de 2018 - Expo Center Norte - São Paulo/SP

Jornada de Ginecologia e Obstetrícia da Maternidade Sinhá Junqueira - 07 a 10 de março - Centro de Convenções Ribeirão Preto - Ribeirão Preto/SP

IPS e.max International Meeting - 08 a 10 de março - Centro de Convenções Rebouças - São Paulo/SP

INTERMODAL SOUTH AMERICA - Feira de Transporte de Carga, Logística e Comércio Exterior - 13 a 15 de março - São Paulo Expo Exhibition & Convention Center - São Paulo/SP

InfraPortos South America - Feira e Conferência sobre Tecnologia e Equipamentos para Portos e Terminais - 13 a 15 de março - São Paulo Expo Exhibition & Convention Center - São Paulo/SP

FEBRACE - Feira Brasileira de Ciências e  Engenharia - 13 a 15 de março - Estacionamento da EPUSP - Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (EPUSP) - São Paulo/SP

FIAC 2018 - Fórum Internacional de  Arquitetura e Construção - 13 a 16 de Março de 2018 - Transamérica Expo Center - São Paulo/SP

Expo Revestir - A Fashion Week da  Arquitetura e Construção - 13 a 16 de março de 2018 - Transamérica Expo Center - São Paulo/SP

Sirha São Paulo - Salon International de la Restauration de lhôtellerie et de lalimentacion -14 a 16 de março - São Paulo Expo Exhibition & Convention Center - São Paulo/SP

Encontro Internacional de Audiologia - 15 a 17 de março - Centro de Convenções Rebouças - São Paulo/SP

Congresso Mundial de Medicina Estética - 15 a 17 de março - São Paulo /SP

SNOLA 2018 - The state of the art in Neuro-Oncology - 15 a 17 de março - São Paulo/SP

SLAOP - Congresso da Sociedade Latino Americana de Oncologia Pediátrica - 15 a 17 de março - Tivoli Moffarej - São Paulo/SP

Fórum Nacional do Varejo, Consumo e Shopping Center - 16 a 18 de março -  Sofitel Guarujá Jequitimar - Guarujá/SP

Facility em Shopping Centers - 16 de março de 2018 - São Paulo - Paulo /SP

OIW 2018 - Open Innovation Week - 18 a 20 de março - Golden Hall - WTC São Paulo - São Paulo /SP

SPFW - SÃO PAULO FASHION WEEK - 18 a 23 de março - Pavilhão da Bienal - Pavilhão Ciccillo Matarazzo (com desfiles externos pela cidade) - São Paulo /SP

Fórum Panrotas - 19 e 20 de março - Hotel Grand Hyatt São Paulo - São Paulo /SP

Fórum de Manufatura - 19 e 20 de março - Blue Tree Faria Lima - São Paulo /SP

ABRADILAN FARMA & HPC - 20 a 22 de março - São Paulo Expo Exhibition & Convention Center - São Paulo /SP

Congresso APA - Produção e comercialização de ovos - 20 a 22 de março - Centro de Convenções de Ribeirão Preto - Ribeirão Preto /SP

ConverExpo Latin America - Exposição e Congresso Internacional da Indústria de Conversão de Flexíveis, Corrugados - 20 a 24 de março - Expo Center Norte - São Paulo /SP

GEduc 2018 - Gestão de Auto Impacto - 21 a 23 de março - Hotel Maksoud Plaza -São Paulo /SP

Congresso Brasileiro de Neurogenética - 23 e 24 de março - Tivoli Mofarrej São Paulo - São Paulo /SP

Brazil Promotion Day | São Paulo - 27 de março - Hotel Pullman São Paulo Vila Olimpia - São Paulo /SP

Expo Guaçu 2018 - 30 de março a 08 de abril - Antiga Cerâmica Chiarelli-Mogi-Guaçu /SP

Fashion Weekend Plus Size - data não confirmada - Centro de Convenções Frei Caneca - São Paulo /SP

Expo Guaçu 2018 - 30 de março a 08 de abril - Antiga Cerâmica Chiarelli - Mogi-Guaçu /SP

Fashion Weekend Plus Size - data não confirmada - Centro de Convenções Frei Caneca - São Paulo /SP

SIMASP - Oftalmologia Degenerativa - 01 a 03 de março - Hotel Maksoud Plaza - São Paulo /SP

Leia mais...
Medicamentos falsos, um negócio rentável e mortal na África 27.02.2018

Um valor que poderia chegar a 200 bilhões de dólares, segundo dados do Fórum Econômico Mundial (WEF), um número que quase triplicou nos últimos cinco anos.

"Para vender medicamentos falsos é preciso ter clientela. E no continente africano há muito mais doentes pobres que no resto do mundo", explica à AFP o professor francês Marc Gentilini, especialista em doenças infecciosas e tropicais e ex-presidente da Cruz Vermelha francesa.

Segundo ele, as vacinas que há alguns anos foram distribuídas no Níger para frear uma epidemia de meningite — uma doença que a cada ano mata milhares de pessoas neste país pobre da região do Sahel — eram falsas.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que um de cada dez medicamentos no mundo é falso, um número que pode alcançar sete em cada dez em alguns países, em particular africanos. O tráfico está às vezes nas mãos de autoridades corruptas da saúde pública, que compram produtos falsos a bons preços na China e Índia, os principais fabricantes, e depois os revendem.

Ao menos 100 mil pessoas morrem a cada ano na África por utilizar medicamentos falsos, segundo a OMS.

Só em 2013, 122 mil crianças de menos de cinco anos morreram nos países da África subsaariana por tomarem medicamentos falsos contra a malária, segundo o American Journal of Tropical Medecine and Hygiene. "É um crime duplo, de saúde e social, porque matam doentes e doentes pobres", afirma Gentilini.

Mais rentáveis que as drogas

Em agosto de 2017, a Interpol anunciou o confisco de 420 toneladas de produtos médicos de contrabando em uma macro-operação em sete países (Benim, Burkina Faso, Costa do Marfim, Mali, Níger, Nigéria e Togo). 

"O negócio da falsificação de medicamentos é o primeiro na lista dos tráficos ilícitos", explica Geoffroy Bessaud, diretor da coordenação antifalsificação do grupo farmacêutico francês Sanofi. 

Segundo o WEF, este negócio gera mais lucros que o tráfico de maconha. "Um investimento de mil dólares pode gerar até 500 mil dólares, enquanto o mesmo investimento no tráfico de heroína ou de moedas falsas gera 20 mil dólares", acrescenta.

Em maio de 2017, as autoridades da Costa de Marfim incineraram 40 toneladas de medicamentos falsos confiscados em um bairro de Abidjan, onde está instalado o maior mercado de medicamentos ao ar livre do oeste da África, que representa 30% das vendas de medicamentos no país.

Ao entrar no "Roxy", o apelido deste mercado clandestino, a primeira coisa que se ouve são as vendedoras assegurando que têm "de tudo". "Muitas pessoas vêm com suas receitas médicas para comprar aqui, e também os proprietários de clínicas privadas", explica Fatim, uma vendedora, sentada em frente a uma enorme bacia cheia de produtos farmacêuticos.

Embora se negue a dizer de onde procedem, assegura que as vendedoras têm um "sindicato" e que se reúnem para "regular" o mercado. "Os policiais nos incomodam, mas eles mesmos vêm comprar medicamentos", explica Mariam, outra vendedora.

Fonte: Carta Capital

Leia mais...
INPI disponibiliza informações mais detalhadas sobre patentes no BuscaWeb 22.02.2018

Com o objetivo de facilitar o acesso às informações de patentes, o INPI disponibiliza, a partir desta terça-feira, dia 20 de fevereiro, informações detalhadas no sistema BuscaWeb sobre as anuidades dos pedidos e das patentes concedidas.

Além disso, as informações foram classificadas e ordenadas de forma a facilitar a compreensão sobre o andamento dos processos de patentes no INPI.

Para saber mais, consulte o BuscaWeb.

Leia mais...
Artigo publicado no Jornal Empresas & Negócios 22.02.2018

Leia mais...
CNI destaca avanços do INPI em manifestação sobre relatório norte-americano relativo à PI 20.02.2018

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) e a Brazil Industries Coalition (BIC), que representa o setor privado brasileiro nos Estados Unidos, destacaram os avanços do INPI em manifestação à United States Trade Representative (USTR) como subsídio para a edição 2018 do Special 301. Este relatório, no qual o Brasil estava na lista de observação em 2017, aborda o status da proteção à Propriedade Intelectual nos países que possuem relações comerciais com os Estados Unidos.

O documento da CNI e da BIC, que defende a retirada do Brasil da lista de observação, destaca o aumento da produção e a redução do backlog no INPI, bem como a simplificação de procedimentos, o progresso na cooperação internacional e o constante diálogo com os setores público e privado.

Também estão entre os destaques do documento: a nova regulamentação do INPI sobre contratos de transferência de tecnologia e o acordo do Instituto com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) sobre a anuência prévia de pedidos de patentes na área químico-farmacêutica.

O documento ressalta ainda a realização de operações por parte da Receita Federal para combater a pirataria no Brasil.

Fonte: INPI

Leia mais...
O solado vermelho da discórdia 20.02.2018

O inconfundível solado vermelho de Christian Louboutin, famosa marca de calçados situada em Paris e imortalizada por essa característica ímpar, corre risco novamente. Depois de uma batalha nos tribunais travada com a Yves Saint Laurent, agora a disputa é contra a holandesa Van Haren.

A Louboutin entrou com processo contra a Van Haren solicitando à Justiça que force empresa da Holanda a suspender as vendas de sapatos de solado vermelho fabricados por sua grife. Em 2013, o Tribunal de Haia concedeu uma liminar a favorável a Louboutin. Em 2014, foi a vez da Van Haren apelar da decisão. O resultado, no entanto, ainda deve demorar alguns meses para ser conhecida.

Porém, em fevereiro do ano passado, a Suprema Corte da Suíça rejeitou o último recurso da Louboutin para a proteção da marca, afirmando que seu solado vermelho é meramente estético e, como resultado, não merece proteção.

E agora? O mundo conhece – e reconhece – a identidade própria da Louboutin. Não seria essa a sua marca, o seu registro inconfundível? Para os leigos, sim. No entanto, quando o assunto chega à esfera judicial pode haver outra interpretação. E parece que é isso que está ocorrendo.

A empresa sempre se caracterizou pelo solado vermelho. Desde 1991, é isso que oferece aos clientes, a quem não se importa em desembolsar pequenas fortunas para tê-lo nos pés. A briga para a Louboutin é mais do que pela estética. É pelo direito adquirido de ter ser tornado um ícone da moda apenas por ter lançado sua linha de calçados com uma cor vibrante e que o diferenciou das outras milhares de marcas que disputam a atenção nas vitrines de todo o mundo.

A marca, desejo de homens e mulheres, é da Louboutin. Nenhuma outra antes dela ofereceu aos consumidores algo do tipo. Então, é possível, e eu acredito nisso, que os tribunais irão levar em conta algo que caiu no gosto de quem vive e aprecia a moda, mas, muito mais do que isso, está acostumado a ligar o solado vermelho aos produtos da empresa francesa.

Valdomiro Soares
Presidente do Grupo Marpa – Marcas, Patentes e Gestão Tributária

 

Leia mais...
Voltar